
CIRCULAR AUDIT a HORECA
No âmbito do desafio da cortiça elaborámos um plano de sustentabilidade para o setor HORECA.
O CLIC Recicle, circular, novo, inclusivo e limpo.
Desenvolve-se uma proposta de trabalho para uma empresa consciente do local onde se insere e que procura valorizar a sua filosofia profissional dentro de um setor relevante para a economia circular da comunidade. Acompanhando uma corrente de mudança a nível global, em que são muitas as empresas que há anos apostam em planos de desenvolvimento responsáveis com o meio ambiente e com as pessoas direta ou indiretamente envolvidas no desenvolvimento da sua atividade.
Vemos que a cada dia mais empresas se preocupam com o impacto de sua atividade profissional. Lançar iniciativas internas com o objetivo de atingir um "nível ecológico" que garanta a perpetuidade do seu entorno imediato. Favorecendo a redução de custos em determinados parâmetros, a valorização de seus produtos finais, o reconhecimento da sociedade e da crítica de seu setor profissional.
Com base em dois processos lógicos que suportam este conceito
:- OTIMIZAÇÃO dos recursos disponíveis (gerir eficazmente o que temos antes de realizar investimentos).
- ENVOLVIMENTO das equipas de trabalho.
Sustentabilidade é, o que permite explicar a lógica que rege os processos e práticas. Aliado à co-responsabilidade da equipa, poderemos reinvestir em:
- Uma melhoria quantificável nas operações.
- Dinâmicas de trabalho conjunto, para fortalecer os procedimentos implementados.
- Vincular mensagens de sustentabilidade ao cliente e ao ambiente imediato (A equipe humana é a primeira interface encontrada no restaurante).
Gestão sustentável Uma abordagem baseada em 4 pilares e 9 áreas de progresso.
Objetivo do gestor de sustentabilidade, é uma figura que proponho a partir da gastropologia e que tem, uma vez formado, um prisma contínuo entre gestão, cargo intermediário e equipes. Isso se dá por meio de treinamento contínuo e constante, valorizando as alternativas descritas nesta proposta.