Noticias SEXTA TV apresenta a Clic Recycle
https://www.lasexta.com/noticias/sociedad/reciclar-pelo-cortado-luchar-contaminacion-
Depois das noticias em La Rioja de nossa cliente de cabelereiro, O canal de TV La Sexta se interessou em quem estava por detrás de toda essa atividade e projeto e decidíu entrevistar o porto de Barcelona e fizeram um video para Noticias de fim de semana. Nada melhor que ver o video vocês mesmos.
Reciclar o cabelo cortado para lutar contra a contaminação no mar
Uma 'start up' decididiu recolher parte do cabelo que se corta en nos salões de beleza para dar á eles uma nova vida, formando con ele barreiras anti-contaminação nos mares. Este cabelo absorve os hidrocarburos da água e retém a humidade, utilizándo-se também, em solos agrícolas.
O que se faz com o cabelo que nos cortam no cabeleireiro? Com essa pergunta como premissa, uma 'start up' decididiu dar-lhes uma nova vida usando uma forma de ajudar ao meio ambiente. E é que nosso cabelo absorve óleos e contaminantes do entorno, o que serve para formar com eles barreiras anti-contaminação nos mares ou reter a humidade nos solos agrícolas.
Em Calahorra (La Rioja), separam o cabelo natural do químico, o embalam em bolsas e o entregam á Valerie Itey, ECO de Clic Recycle. Ela nos explica que tenta ajudar a agricultura e a economía azul. Esse cabelo que ela recolhe é processado, destinando-se uma parte á agricultura, elaborando malhas que retém a humidade, e o restante se usa para barreiras anti-contaminação.
Assim, aproveitam-se as propriedades do cabelo para absorver óleos ou hidrocarburos e substituir as antigas barreiras de polipropileno, um plástico não reciclável, por uma alternativa sustentável.