CLIC RECYCLE apresenta CLIC TERRA a Bernard Magrez
A nossa abordagem para proteger os solos das vinhas
Bordéus, 20–22 de outubro de 2026
«O solo é o primeiro património de um grande vinho.»
Este foi o ponto de partida da apresentação da CLIC RECYCLE a Bernard Magrez, em Bordéus, onde a empresa apresentou o CLIC TERRA, o seu mulching biodegradável patenteado, desenvolvido para aplicações agrícolas, com especial enfoque nas vinhas.
À medida que as alterações climáticas intensificam o stress térmico e hídrico, a proteção dos solos das vinhas torna-se cada vez mais importante. Os solos descobertos podem atingir temperaturas superiores às do ar circundante, contribuindo para a perda de água, a erosão e o stress das videiras. Estas condições podem afetar tanto a produção de uvas como a sua qualidade, enquanto as abordagens convencionais podem implicar compromissos entre a proteção do solo, o controlo de infestantes e o impacto ambiental.
CLIC TERRA: transformar resíduos num recurso para as vinhas
O CLIC TERRA oferece uma alternativa: um mulching natural e biodegradável produzido a partir de cabelo recuperado de salões de cabeleireiro e fibras vegetais. Este material não tecido patenteado foi concebido para proteger o solo, reter a humidade e regular a temperatura, evitando simultaneamente a utilização de mulching plástico convencional e herbicidas.
A solução foi também desenvolvida para promover uma gestão mais eficiente da água. Ensaios realizados pela Universidade de Almería demonstraram poupanças de água de rega até 30%.
Para as vinhas, estas propriedades oferecem uma abordagem prática para responder a alguns dos desafios associados a épocas de cultivo cada vez mais quentes e secas.
Resultados de uma vinha em Bordéus
Os resultados apresentados são provenientes de uma vinha não regada em Bordéus, monitorizada entre junho e outubro de 2026, durante 118 dias.
Durante os dias de onda de calor, quando as temperaturas do ar ultrapassaram os 35 °C, a temperatura máxima média do solo a uma profundidade de 10 cm atingiu os 38,5 °C no solo descoberto. Sob o CLIC TERRA, foi de 29,4 °C — uma diferença de aproximadamente 9 °C.
Estes resultados mostram que, através de uma estação Cesens e de uma aplicação conectada, um sistema permite realizar medições em tempo real no terreno e assegurar a rastreabilidade ao nível da vinha e da parcela. Demonstram também o potencial do CLIC TERRA para ajudar a proteger os solos das vinhas em condições de calor intenso, abrindo novas possibilidades para uma gestão mais informada das vinhas.
Porque o vinho passa de geração em geração, o solo merece o mesmo cuidado.
