DESAFIO DA CORTIÇA (champanhe, vinho, cava, sidra, bebidas espirituosas)
Valérie Itey, uma das fundadoras, é natural de Bordéus, a cidade por excelência do vinho, terra dos seus avós de geração em geração, daí nasceu a necessidade de enfrentar este desafio.
Temos diferentes alianças de empresas e indivíduos que trabalham juntos para coletar e reutilizar rolhas naturais de vinho. Usamos estas rolhas para inovar e criar alternativas naturais e sustentáveis a outros produtos. Temos orgulho de poder aplicar um modelo de fabricação de circuito fechado muito simples para valorizar o meio ambiente.
Recolhemos, trituramos, transportamos e transformamos cortiça reciclada em produtos sustentáveis livres de materiais nocivos através das nossas empresas parceiras.
Esta aliança nasce da força de acreditar que as empresas têm a responsabilidade social de tomar as melhores decisões possíveis na aquisição de materiais e no seu fabrico, mas também os indivíduos que devem olhar cada vez mais para estas empresas que procuram contribuir para um mundo mais ecológico .e respeitoso.
Para reduzir a pegada ambiental, a possibilidade de utilizar materiais reciclados é a solução e vamos cuidar do material nobre que é a rolha.
A cortiça é um material nobre, responsável e amigo do ambiente. Ao contrário das rolhas de plástico, a cortiça natural é totalmente reciclável, biodegradável e 100% natural. Com impacto carbono negativo.
As rolhas de cortiça podem tornar-se uma relíquia do passado. A sua progressiva substituição por rolhas sintéticas e as ameaças sofridas pelos sobreiros, de cuja casca se extrai a cortiça, colocam em risco o seu futuro. O desaparecimento dessas árvores significaria uma série de impactos ambientais muito negativos.
A luta contra as mudanças climáticas também seria reduzida. O sobreiro "sequestra" o dióxido de carbono (CO2), efeito ainda maior graças à cortiça.
Segundo a WWF, que lançou uma campanha para poupar este material, a utilização comercial do sobreiro produz cinco vezes mais cortiça do que um exemplar intacto, o que aumenta a absorção de CO2.
Para satisfazer uma procura importante, os produtores de cortiça, os montados de sobro estão a encurtar o tempo entre duas colheitas e esta sobre-exploração tem efeitos desastrosos (aparecimento de fungos parasitas em particular). Daí a importância da reciclagem que contribui para a gestão sustentável deste material.
um desafio para a economia circular: A reciclagem da cortiça permite o fabrico de grânulos de cortiça para isolamento e placas para soalhos. A cortiça é um excelente isolante térmico e acústico, resistente às vibrações e à água.
Se você é uma empresa ou um indivíduo, este desafio é para você.
Temos vários programas para vários tipos de associados, inscreva-se:
- Parceiro Coletor Público: Junte-se ao movimento de reciclagem de cortiça recolhendo rolhas de seus clientes em sua loja.
- Parceiro de Recolha Privada Recolha a cortiça com um caixote de reciclagem de cortiça privado atrás do seu ambiente de negócios.
- Parceiro de eventos Arrecade cortiça no seu evento público ou privado.
- Reutilizar Parceiro Adquira granulado reciclado aos nossos parceiros para utilizar nos seus produtos.
- Parceiro Retalhista Aproprie-se da história da cortiça reciclada na sua montra
- Parceiro Circuito Fechado Apanhar cortiça e vender produtos que a nossa comunidade tem conseguido fazer.
- As pessoas podem salvá-los e deixá-los em um ponto limpo depois de ter um mínimo de 10 ou 20, ou enviá-los para nós quando os tiver.
Junte-se ao movimento Clic Recycle CORK CHALLENGE e inscreva-se
Preencha o formulário para nos informar qual tipo de associação é ideal para você.
Após a conclusão, entraremos em contato com você para orientá-lo no restante do processo.
Participa neste desafio envia-nos as tuas rolhas e receberás pontos, e muito mais
Habilitamos uma rota especial e você pode acompanhar esse desafio e ver o esforço em que o produto foi alterado e teremos uma boa surpresa para todos os membros.
Só tem de reciclar rolhas de cortiça